Ocorreu um erro neste gadget

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Exercícios com Predicação Verbal - GABARITO

A-Grife o objeto direto:
1. Comprei um caderno novo.
2. O escoteiro armou sua barraca na clareira.
3. Benedita trocou a água das flores.
4. Espanaste os móveis do quarto?
5. Rita festejou seu aniversário ontem.
6. Rasgamos alguns papéis velhos.
7. Quebrei o cinzeiro de louça.
8. Encontrei meu relógio de ouro.
9. Derrubamos tinta na toalha da mesa.
10. Perdemos um grande companheiro.
11. Papai fotografou nossa casa.
12. Antônia ganhou uma bicicleta.
13. Arrumei os livros na estante.
14. O trabalhador vestiu sua roupa domingueira.
15. Encapaste teus cadernos.

b. Separe o predicado verbal e classifique o verbo em transitivo/intransitivo e o complemento em objeto direto, indireto ou direto e indireto:
1 - Luís e os amigos não vão.
Predicado - Não vão - Verbo Intransitivo - Vão
2 – A criança brincava com um canivete.
Predicado - brincava com um canivete; Verbo Transitivo Indireto - brincava; objeto indireto - com um canivete.
3 – O professor já corrigiu as provas.
Predicado - já corrigu as provas; Verbo Transitvo Direto - corrigiu; Objeto direto - As provas.
4 – O Brasil foi descoberto por Cabral.
Predicado - foi descoberto por Cabral; Verbo Intransitivo - Foi descoberto
5 – Os campeões foram pelos torcedores.
Predicado - foram aplaudidos pelos torcedores; Verbo Intransitivo - foram aplaudidos
6 – A imprensa elogiou o presidente.
Predicado - elogiou o presidente; Verbo Transitivo Direto - elogiou; objeto direto - o presidente
7 – Os homens da Aeronáutica inventaram um novo para-quedas.
Predicado - inventaram um novo para-quedas; Verbo Transitivo Direto - inventaram; Objeto Direto - um novo para-quedas.
8 – O vizinho do meu amigo briga com ele todos os dias.
Predicado - briga com ele todos os dias; Verbo Transitivo Indireto - briga; Objeto Indireto - com ele.
9 – Aquelas pobres criaturas sempre terão esperança.
Predicado - sempre terão esperança; Verbo Transitivo Direto - terão; Objeto Direto - esperança.
10 – Ele respondeu à pergunta do professor.
Predicado - respondeu à pergunta do professor; Verbo Transitivo Indireto - respondeu; Objeto Indireto - à pergunta do professor.
11 – Minha namorada deu um presente a minha mãe em seu aniversário.
Predicado - deu um presente a minha mãe em seu aniversário; Verbo Bitransitivo - deu; Objeto Direto - um presente; Objeto Indireto - a minha mãe.
12 – Todos os vasos caíram com o terremoto.
Predicado - caíram com o terremoto; Verbo Intransitivo - Caíram.
13 – Fizeram doações à instituição.
Predicado - Fizeram doações à instituição; Verbo Bitransitivo - fizeram; Objeto Direto - doações; Objeto Indireto - à instituição.
14 – Todos naquela casa creem em Deus.
Predicado - creem em Deus; Verbo Transitivo Indireto - creem; Objeto Indireto - em Deus.
15 – Após o falecimento, a mãe precisará da ajuda de todos.
Predicado - precisará da ajuda de todos após o falecimento; Verbo Transitivo Indireto - precisará; Objeto Indireto - da ajuda de todos.
16 – Ela o queria muito.
Predicado - o queria muito; Verbo Transitivo Direto - queria; Objeto Direto: o
17 - Ele me pediu cem reais.
Predicado - me pediu cem reais; Verbo Bitransitivo - pediu; Objeto Direto - cem reais; Objeto Indireto - me.
18 – Emprestei o dinheiro a ele.
Predicado - Emprestei o dinheiro a ele; Verbo Bitransitivo - emprestei; Objeto Direto - o dinheiro; Objeto Indireto - a ele.
19 – As filhas da vizinha chegaram.
Predicado - chegaram; Verbo Intransitivo - chegaram.
20 – Minha caneta desapareceu.
Predicado - desapareceu; Verbo Intransitivo - desapareceu.

c. Complete as lacunas, escolhendo para objeto direto um dos vocábulos da lista abaixo:
1. Inutilizei as folhas já escritas.
2. Desenhamos o mapa da Itália.
3. Cortei o dedo com o canivete.
4. Corrigiu as redações da primeira série.
5. Desceste as escadas rapidamente.
6. Perdemos o lugar na sombra.
7. Consertamos nossa enceradeira
8. Comprarei frutas na feira.
9. Teresa quebrou o braço.
10. Liguei o rádio.

11. Maria removeu aquela mesa sozinha.
12. Entregaram a correspondência do dia.
13. Ganhaste o primeiro prêmio no concurso.
14. Paulo vendeu seu escritório
15. O menino quebrou o braço

mapa, redações, lugar, frutas, rádio, vaso, prêmio, correspondência, escritório, escadas, folhas, dedo, enceradeira, braço, mesa

d. Sublinhe o verbo transitivo com um traço e objeto direto com dois. (azul - Objeto Direto; Vermelho - Verbo Transitivo
1. Comprei uma linda boneca.
2. Os elevadores das grandes casas comerciais transportam muitas pessoas de uma vez.
3. Resolvi o complicado problema de matemática.
4. Santos Dumont inventou a aviação.
5. Eles venceram brilhantemente os demais participantes da prova.
6. Ganhamos lindos presentes no Natal.
7. Vovô escreveu um livro de memórias.
8. O repórter fornecia os mínimos detalhes do acontecimento.
9. Encapei meus cadernos com esmero.
10. Este livro contém belíssimas histórias.
11. Arranquei uma folha do meu caderno inutilmente.
12. Os homens dignos ganham dinheiro honestamente.
13. O rei contemplava seus enormes domínios.
14. Estudarei em casa os pontos de Geografia.
15. Não sabedoria alguma nas linhas deste artigo.

e. Faça um círculo em torno do objeto direto e um quadradinho, do objeto indireto. Objeto Direto = Verde, Objeto Indireto = Amarelo.
1. O poeta dedicou uns versos à sua mãe.
2. Pediu-lhe um favor.
3. Ofereceste ao público um espetáculo de valor.
4. Dei um lápis ao menino.
5. Escrevi uma carta à minha tia.
6. Proporcionaste uma agradável surpresa a teu avô.

7. Mandamos um aviso prévio ao chefe da estação.
8. Prestamos uma homenagem ao diretor da escola.
9. Marisa recomendou rosas à floricultura.
10. Damos muito agasalhos para as crianças pobres.
11. Meu padrinho enviou fotografias da França a minha tia.
12. Daremos ao rapaz o apoio necessário.
13. Desejo felicidades aos noivos.
14. Teresa ofertou um presente aos seus irmãos.
15. O historiador consagrou à Guerra dos Farrapos dois vastos capítulos.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Exercícios com Predicação Verbal


A-Grife o objeto direto:
1. Comprei um caderno novo.
2. O escoteiro armou sua barraca na clareira.
3. Benedita trocou a água das flores.
4. Espanaste os móveis do quarto?
5. Rita festejou seu aniversário ontem.
6. Rasgamos alguns papéis velhos.
7. Quebrei o cinzeiro de louça.
8. Encontrei meu relógio de ouro.
9. Derrubamos tinta na toalha da mesa.
10. Perdemos um grande companheiro.
11. Papai fotografou nossa casa.
12. Antônia ganhou uma bicicleta.
13. Arrumei os livros na estante.
14. O trabalhador vestiu sua roupa domingueira.
15. Encapaste teus cadernos.

b. Separe o predicado verbal e classifique o verbo em transitivo/intransitivo e o complemento em objeto direto, indireto ou direto e indireto:
1 - Luís e os amigos não vão.
2 – A criança brincava com um canivete.
3 – O professor já corrigiu as provas.
4 – O Brasil foi descoberto por Cabral.
5 – Os campeões foram aplaudidos pelos torcedores.
6 – A imprensa elogiou o presidente.
7 – Os homens da Aeronáutica inventaram um novo pára-quedas.
8 – O vizinho do meu amigo briga com ele todos os dias.
9 – Aquelas pobres criaturas sempre terão esperança.
10 – Ele respondeu à pergunta do professor.
11 – Minha namorada deu um presente a minha mãe em seu aniversário.
12 – Todos os vasos caíram com o terremoto.
13 – Fizeram doações à instituição.
14 – Todos naquela casa crêem de Deus.
15 – Após o falecimento, a mãe precisará da ajuda de todos.
16 – Ela o queria muito.
17 - Ele me pediu cem reais.
18 – Emprestei o dinheiro a ele.
19 – As filhas da vizinha chegaram.
20 – Minha caneta desapareceu.

c. Complete as lacunas, escolhendo para objeto direto um dos vocábulos da lista abaixo:
1. Inutilizei as..................já escritas.
2. Desenhamos ................................da Itália.
3. Cortei o................................com o canivete.
4. Corrigiu as..............................da primeira série.
5. Desceste as.................................rapidamente.
6. Perdemos o.....................................na sombra.
7. Consertamos nossa............................................
8. Comprarei................................na feira.
9. Teresa quebrou o................................
10. Liguei o ..............................
11. Maria removeu aquela.....................sozinha.
12. Entregaram a...............................do dia.
13. Ganhaste o primeiro..............................no concurso.
14. Paulo vendeu seu...........................................
15. O menino quebrou o...................................................

mapa, redações, lugar, frutas, rádio, vaso, prêmio, correspondência, escritório, escadas, folhas, dedo, enceradeira, braço, mesa

d. Sublinhe o verbo transitivo com um traço e objeto direto com dois.
1. Comprei uma linda boneca.
2. Os elevadores das grandes casas comerciais transportam muitas pessoas de uma vez.
3. Resolvi o complicado problema de matemática.
4. Santos Dumont inventou a aviação.
5. Eles venceram brilhantemente os demais participantes da prova.
6. Ganhamos lindos presentes no Natal.
7. Vovô escreveu um livro de memórias.
8. O repórter fornecia os mínimos detalhes do acontecimento.
9. Encapei meus cadernos com esmero.
10. Este livro contém belíssimas histórias.
11. Arranquei uma folha do meu caderno inutilmente.
12. Os homens dignos ganham dinheiro honestamente.
13. O rei contemplava seus enormes domínios.
14. Estudarei em casa os pontos de Geografia.
15. Não há sabedoria alguma nas linhas deste artigo.

e. Faça um círculo em torno do objeto direto e um quadradinho, do objeto indireto.
1. O poeta dedicou uns versos à sua mãe.
2. Pediu-lhe um favor.
3. Ofereceste ao público um espetáculo de valor.
4. Dei um lápis ao menino.
5. Escrevi uma carta à minha tia.
6. Proporcionaste uma agradável surpresa a teu avô.
7. Mandamos um aviso prévio ao chefe da estação.
8. Prestamos uma homenagem ao diretor da escola.
9. Marisa recomendou rosas à floricultura.
10. Damos muito agasalhos para as crianças pobres.
11. Meu padrinho enviou fotografias da França a minha tia.
12. Daremos ao rapaz o apoio necessário.
13. Desejo felicidades aos noivos.
14. Teresa ofertou um presente aos seus irmãos.
15. O historiador consagrou à Guerra dos Farrapos dois vastos capítulos.

terça-feira, 15 de junho de 2010

PREDICAÇÃO VERBAL

Predicação Verbal é o estudo do comportamento do verbo na oração, porque não há oração sem que haja verbo e, conseqüentemente, não há predicado sem verbo. É a partir da predicação verbal que analisamos se ocorre ação ou fato, se existe qualidade ou estado ou modo de ser do sujeito.

Inicialmente podemos classificar os verbos como:

VERBOS NOCIONAIS: demonstra ação. Com significado completo e incompleto; nesse grupo estão os verbos transitivos e intransitivos. Exemplos: amar, comparecer, comer, defender, escrever, entregar, etc.

VERBOS NÃO NOCIONAIS: são os verbos que não indicam ação, podemos defini-los como verbos de ligação. Exemplos: ser, estar, parecer, permanecer, ficar, continuar, andar, etc.


Quanto à predicação verbal, os verbos podem ser:

• Verbos Intransitivos
• Verbos Transitivos
• Verbos de Ligação


VERBOS INTRANSITIVOS
São aqueles em que a ação tem significado completo. Não são acompanhados por complementos diretos nem indiretos. O verbo traz um significado completo e o que aparece depois é circunstância e não complemento.
Exemplo: A testemunha compareceu
VI

Exemplo: A secretária morreu ontem.
VI

VERBOS TRANSITIVOS
São aqueles em que a ação "transita" ou passa do verbo para outro elemento, chamado objeto. Assim o objeto é o elemento recebedor da ação verbal. Consoante a transitividade podem ser:

Transitivos diretos: são os verbos cujo complemento não é obrigatoriamente preposicionado (objeto direto)

Exemplo: O professor defendeu o aluno.
VTD objeto direto

Transitivos indiretos: são os verbos que exigem a preposição diante do complemento (objeto indireto).
Exemplo: O gerente não gostava de reclamações.
VTD objeto indireto



Transitivos Diretos e Indiretos: são os verbos que possuem os dois complementos: objeto direto e objeto indireto.
Exemplo: O carteiro entregou o telegrama ao diretor.
VTDI objeto direto objeto indireto


VERBOS DE LIGAÇÃO
Os verbos de ligação não indicam ação. Estes verbos fazem a ligação entre dois termos: o sujeito e suas características, chamadas de predicativo do sujeito. Não há verbo de ligação sem o predicativo do sujeito. Os principais verbos de ligação são: ser, estar, parecer, permanecer, ficar, continuar, andar, etc.
Exemplo: O réu era culpado
VL predicativo do sujeito

Exemplo: Lílian é inteligente.
VL

Observação: O verbo ser não indica ação, ele está ligando o sujeito ao predicativo.





Paulo Cavalcante
Publicado no Recanto das Letras em 13/10/2008
Código do texto: T1226809

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Texto para Reflexão

Tínhamos uma aula de fisiologia na Escola de Medicina logo após a Semana da Pátria. Como a maioria dos alunos havia viajado aproveitando o feriado prolongado, todos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e assim a excitação era geral. Um velho professor entrou na sala e imediatamente percebeu que iria ter trabalho para conseguir silêncio. Com grande dose de paciência tentou começar a aula, mas você acha que a turma correspondeu? Que nada!

Com um certo constrangimento, o professor tornou a pedir silêncio educadamente. Não adiantou, ignoramos a solicitação e continuamos firmes na conversa. Foi aí que o velho professor perdeu a paciência e deu a maior bronca que eu já presenciei.

Veja o que ele disse:

"Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez.
Desde que comecei a lecionar, isso já faz muitos anos, descobri que nós professores, trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que de cada cem alunos, apenas cinco são realmente aqueles que fazem alguma diferença no futuro. Apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de uma forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Os outros 95% servem apenas para fazer volume. São medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil.
O interessante é que esta porcentagem vale para todo mundo.
Se vocês prestarem atenção, notarão que de cem professores apenas cinco são aqueles que fazem a diferença; de cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; e podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são realmente especiais.

É uma pena muito grande não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nessa sala e colocaria os demais para fora, então teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranqüilo sabendo ter investido nos melhores.
Mas infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso.

Portanto terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto. Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção e vamos a aula de hoje."

Nem preciso dizer sobre o silêncio que ficou na sala e no nível de atenção que o professor conseguiu após aquele discurso.
Aliás, a bronca tocou fundo em todos nós, pois minha turma teve um comportamento exemplar em todas as aulas de Fisiologia durante todo o semestre: afinal, quem gostaria de espontaneamente ser classificado como fazendo parte do resto?

Hoje não me lembro muita coisa das aulas Fisiologia, mas a bronca do professor eu nunca mais esqueci. Para mim, aquele professor foi um dos 5% que fizeram a diferença em minha vida. De fato percebi que ele tinha razão e, desde então, tenho feito de tudo para ficar sempre no grupo dos 5%, mas, como ele disse, não há como saber se estamos indo bem ou não: só o tempo dirá a que grupo pertencemos.

Contudo, uma coisa é certa: se não tentarmos ser especiais em tudo que fazemos, se não tentarmos fazer tudo o melhor possível, seguramente sobraremos na turma do resto!

Textos Motivadores da Produção de Texto Semanal - 8º Anos CDB

Conforme prometido na aula de hoje, abaixo estão as poesias trabalhadas em sala de aula, Boa Leitura!!!

O Auto-Retrato - Mário Quintana

No retrato que me faço
- traço a traço -
às vezes me pinto nuvem,
às vezes me pinto árvore...

às vezes me pinto coisas
de que nem há mais lembrança...
ou coisas que não existem
mas que um dia existirão...

e, desta lida, em que busco
- pouco a pouco -
minha eterna semelhança,

no final, que restará?
Um desenho de criança...
Terminado por um louco!


Com licença poética - Adélia Prado

Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta,
anunciou:
vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me
cabem,
sem precisar mentir.
Não tão feia que não possa casar,
acho o Rio de Janeiro uma beleza e
ora sim, ora não, creio em parto sem
dor.
Mas o que sinto escrevo. Cumpro a
sina.
Inauguro linhagens, fundo reinos
— dor não é amargura.
Minha tristeza não tem pedigree,
já a minha vontade de alegria,
sua raiz vai ao meu mil avô.
Vai ser coxo na vida é maldição
pra homem.
Mulher é desdobrável.
Eu sou.

Retrato - Cecília Meirelles

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim
magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida
a minha face?

http://www.vidaslusofonas.pt/cecilia_meireles.htm


Auto-Retrato Falado - Manoel de Barros


Venho de um Cuiabá de garimpos e de ruelas entortadas.

Meu pai teve uma venda no Beco da Marinha, onde nasci.

Me criei no Pantanal de Corumbá entre bichos do chão,

aves, pessoas humildes, árvores e rios.

Aprecio viver em lugares decadentes por gosto de estar

entre pedras e lagartos.

Já publiquei 10 livros de poesia: ao publicá-los me sinto

meio desonrado e fujo para o Pantanal onde sou

abençoado a garças.

Me procurei a vida inteira e não me achei — pelo que

fui salvo.

Não estou na sarjeta porque herdei uma fazenda de gado.

Os bois me recriam.

Agora eu sou tão ocaso!

Estou na categoria de sofrer do moral porque só faço

coisas inúteis.

No meu morrer tem uma dor de árvore.


Querem ler mais, entrem no site: http://www.releituras.com/index.asp